Apresento 3 etapas para colorir 2016?
O que vai precisar?
- Leitura do post
- Download livro ou folha
- Impressora e papel
- Tempo e lápis de cor ou canetas de feltro
1.Porquê dar cor?
A cor é sem duvida um modo que a natureza arranjou para expressar emoções.
Sim tem uma relação cultural, mas também têm uma relação biológica.
Vejamos então o vermelho. Se pensar colorir a minha vida de vermelho. A ideia de quente sobressai e posteriormente a ideia de dor também. Ou de fortes emoções.
Recordo-me das pessoas que vestem sempre preto. Que cor terão por dentro?
Se o que vestimos é um reflexo daquilo que somos ou como estamos emocionalmente. Sempre que vejo uma colecção monocromática em tons de preto ou nas ruas de uma cidade a escolha genérica das vestimenta dos transeuntes recai no preto percebo porque razão as pessoas andam tristes, são desagradáveis e pouco doces.
Mas uma só cor a monotonia instala-se. E o cérebro adora diversidade.
Laranja, e verde e um lilás 😀 hi hi hi O vermelho já está a sentir-se a mais.
O conjunto destas cores todas podem-se achar num jardim na primavera.
Que recordação tem desses jardins primaveris? A lembrança é o que gera a emoção.
E o negro, preto? tons considerados de não cor. Ou cinza? Sim têm relação com a rectidão por causa da pedra dos edifícios ou do lápis. Mas são tons que trazem a emoção da tristeza ou a falta de qualquer outra emoção.
Resta o branco. O branco sendo ausência muito semelhante ao preto, tem no entanto, uma posição de leveza e de positivismo. Isto talvez porque o único local onde podemos ver branco na natureza é nas nuvens ou no brilho sol quando reflectido.É a cor que me é difícil falar, por é aquela que mais me identifico. Sei que se pode relacionar com saudade, tristeza, ideias. Enfim é branco é o vazio que o branco nos dá. Cabe sempre muito quando depara-mos com a ausência .
2.Como pintar um ano?
Eu não sei como pintar um ano. Sei que para um ano faça sentido, tenho que saber para onde quero ir:
Ter um objectivo com o qual esteja alinhado com os meus valores e razão de ser útil na minha comunidade. Esta sensação de missão faz preencher os dias e é a base da minha tonalidade.
Então como sei quais são os tons preencher a base da minha tonalidade?
Como se fosse uma palete. Nos dias cinzentos coloco um pouco das cores vibrantes ( laranjas, amarelos, vermelhos) Nos dias que têm tendência para o vermelho ou amarelos, adiciono azuis, ou mesmo verdes.
Tirar o melhor partido do momento, dando-lhe a cor necessária para embelezar o mesmo, é onde está o truque para alegria.
O quadro a pintar é o objectivo. Todos os dias preencho um pouco mais o quadro final.
3.E porquê pintar?
Existem estudos psicológicos que demonstram que o acto de pintar transportam-nos para os momentos de quando éramos pequenos e preenchíamos os cadernos de colorir, recebemos em troca uma sensação de conforto.
Acredito mais o que outros estudos indicam. Demonstram que o cérebro humano não consegue ter dois pensamentos ao mesmo tempo. Se estamos a pintar, preenchendo um espaço com cor, o cérebro está numa tarefa única e focalizado e vivendo o momento presente. Características muito semelhante à meditação, exercício que relaxa.
A cor é só mais uma ajuda.
A interferência da cor no ser humano não é socialmente aceite e que tenha uma relação directa com as emoções é assunto para deixar muitos estudiosos desconfiados.
No entanto quem já pintou paredes de vermelho ou em azuis cobalto, ou foi expostos a estas cores ou a outras, por largos períodos de tempo sentiram os seus efeitos nas emoções. O que e posso dizer pela a minha experiência, é que sim produzem efeito nas nossas emoções. E não é por acaso que certos locais mais estressantes são pintados de verde, pois é uma cor considerada relaxante (verdes com pouco amarelo).
As cores que escolhe e como as utiliza diz mais sobre si e sobre o momento que está a viver. Mais que qualquer horóscopo, Faça o download do livro e experimente, pintar. Observe o que sente.
É alta a probabilidade de pintar e sentir-se relaxada com sentimento de conclusão, que é importante para a sua auto-estima. Mas não vá por quilo que eu aqui escrevo. Imprima uma folha e veja por si mesmo. É gratuito.
É no entanto desaconselhado, digo mesmo não faça, se tem problemas de ansiedade ou qualquer outro tipo de nervosismo que dificulta a a focalização.
Se ajudei-a, ou inspirei-a em alguma ideia, partilhe.
e Bom Ano 2016